Estados Brasileiros
Divisão Administrativa
Região Centro - Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Norte
Região Sul
Fale Conosco
Mapa do site






Região Nordeste
nordeste
A região Nordeste é a maior em número de estados. Estão presentes nela as unidades federativas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piae Sergipe. As vegetações predominantes são: a mata atlântica, presente em pequenas partes que são próximas ao litoral; o cerrado, localizado a oeste da Bahia e ao sul do Maranhão; a caatinga no interior do Nordeste; mata dos cocais, por Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

A região Nordeste possui o rio mais perene do país, o rio São Francisco. Na região, existem outros além do rio São Francisco ou “Velho Chico”, que são: o rio Parnaíba, o Jaguaribe, o  Capibaribe, o Piranhas-Açu e o  Una. As usinas hidrelétricas de Sobradinho, Paulo Afonso, Três Marias e Xingó estão no Nordeste também.

Estima-se, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  que a população do território nordestino é de cerca de 53 milhões de habitantes.
Os habitantes são distribuídos em uma área de aproximadamente 1, 5 milhões de km².

praiaO turismo é um ramo que movimenta consideravelmente a economia da região. Todos os estados do Nordeste brasileiro possuem litoral. Ou seja, todas as unidades federativas têm praia. Elas são um atrativo para quem quer curtir as férias. As nordestinas são bastante convidativas, resultando em grandes parcelas de turistas. Existe também o turismo pelas cidades históricas, pioneiras da época do Brasil Colônia.

A cultura nordestina é resultado de uma miscigenação cultural. Brancos, negros africanos e indígenas formaram uma só cultura. Na culinária nordestina, os alimentos são constituídos por temperos fortes, como, por exemplo, o acarajé, vatapá, a buchada, o sururu, o sarapatel e etc. Na música os ritmos comuns como: samba
, forró, axé, frevo, baião, xaxado, arrocha, samba-de-roda, e outros. As famosas literaturas nordestinas, as literaturas de cordel, são recheadas de criatividade com as rimas de Patativa do Assaré.