Estados Brasileiros
Divisão Administrativa
Região Centro - Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Norte
Região Sul
Fale Conosco
Mapa do site






Região Sudeste

sudesteA região sudeste possui as cidades mais populosas do Brasil. O sudeste constitui-se dos seguintes estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A vegetação predominante é a da mata atlântica, presente nas regiões de litoral. Quanto à vegetação nativa, boa parte dela foi devastada, devido à urbanização.

O relevo da região compõe-se de serras e planaltos, como também depressões, planícies e terras baixas.  O sudest
e brasileiro apresenta diversos tipos de climas: o tropical, o tropical de altitude, o subtropical e o litorâneo úmido. O clima tropical se encontra nas baixadas, na região do Espírito Santo e Rio de Janeiro, no norte de Minas Gerais e a oeste de São Paulo.

O clima tropical de altitude ocorre nas partes mais elevadas, em Campos do Jordão - SP, por exemplo. O subtropical se apresenta no sul de São Paulo. Já o semiárido aparece na região norte de Minas Gerais.

As bacias hidrográficas que cortam o sudeste são: Bacia do Paraná, junção do rio Paranaíba com o rio Grande; Bacia do São Francisco, rio que nasce na serra da Canastra e corta vários estados brasileiros; Bacias do Leste; Bacias do Sudeste-sul.

A região Sudeste tem uma área total estimada em quase 1 milhão de km², ocupados por mais de 80 milhões de habitantes. Ao norte da região sudeste, se encontra o nordeste brasileiro; a leste, se localiza o Oceano Atlântico; a sudoeste, com a região sul e a oeste e noroeste com a região centro-oeste.

industriasO sudeste ocupa mais de 10% da totalidade territorial do Brasil. Economicamente, é a região mais desenvolvida em vários aspectos e  é a detentora das maiores indústrias brasileiras. Tem o maior número de instituições educacionais, hospitalares, assim como os maiores veículos de comunicação e possui um alto desenvolvimento tecnológico.

A agricultura do sudeste é movimentada por produtos como: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas. A pecuária é outra atividade praticada. Possui grandes concentrações do cultivo de carne bovina, também equinos e suínos. No extrativismo mineral, são explorados ferro, manganês, ouro e outros minerais.

Além desses setores, se destacam as indústrias navais, petrolíferas, automobilísticas, siderúrgicas, petroquímicas, de alimentos e etc.