A região Centro-Oeste é composta por quatro unidades federativas que são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. O Centro-Oeste ocupa cerca de 1,5 milhões de km², sendo a segunda maior região do Brasil. Mesmo possuindo grande parte do território brasileiro, a região central do Brasil é a menos populosa, com apenas 13 milhões de habitantes.

Ela é composta pelo cerrado e três formas de relevo. O Planalto Central, o Planalto Meridional e a Planície do Pantanal. O clima predominante é o tropical, quente e chuvoso. Na região, é comum chover na época do verão, e o inverno ser frio e seco, de abril a setembro, denominada como época da estiagem. Também na região estão presentes três grandes bacias hidrográficas: a Bacia Amazônica, a Tocantins, Araguaia e a Bacia Platina. Na região central, a vegetação que predomina é o Cerrado, tipo savana. O Pantanal também faz parte da região.

Com influência de várias culturas, o Centro-Oeste tem como tradição culinária: o arroz com pequi, arroz carreteiro, arroz bolivariano, sopa paraguaia, a mistura de arroz com carne de sol (Maria Isabel) e outros.

A economia se mostra mais forte na área da agropecuária. Além da criação de gado, é possível se deparar, nas beiras das estradas de certos locais, com plantações de milho, soja e trigo. Na região, também é comum o plantio de mandioca, arroz, café, abóbora e amendoim.