Aspectos Geográficos do Tocantins

O Tocantins é o estado mais novo da região norte. A nordeste, se localiza o Maranhão; a leste, se encontra o Piauí; fazendo limite a sudeste, está o estado da Bahia. O Tocantins está a norte do estado de Goiás. A sudoeste está localizado o Mato Grosso e a noroeste o estado do Pará. O território tocantinense ocupa uma faixa de 277.620 km². Possui sua população estimada em cerca de 1,2 milhões de habitantes. A capital é sua cidade mais populosa: Palmas.

O cerrado, o campo sujo, o campo limpo, a floresta equatorial e a floresta tropical formam a biodiversidade da vegetação tocantinense. A unidade federativa é ocupada pelos cerrados, que cobrem mais da metade do seu território.

As chapadas, as planícies e os planaltos compõem o relevo da região do Tocantins. O clima tropical apresenta as características com temperaturas elevadas. Nas regiões cobertas pela floresta fluvial amazônica, comum na região norte, o clima é úmido, sem presença de invernos secos. Nos relevos de platôs, apresentam climas bastantes secos, com grandes riscos de queimadas.

São mais de 20 rios cortando o estado tocantinense. Os rios principais, que delimitam a área do Tocantins são: Araguaia, a oeste do estado, e o rio Tocantins, pelo oeste. Além disso, tem o rio Javaés e o Rio do Sono. No estado, estão também os trechos de rio: Lontra, Guaxupé, Jacuba, Capela, Manoel Alves, Corrente, Inhumas, Murici, Baixa – Grande, Brejão, Laje, Raposa, Curiti, Taquaruçu, o rio Solteiro e o Neblina.

Tocantins, por ser um estado novo, não tem o mesmo ritmo dos outros que já existem há muitos anos. Porém, apresenta um superávit na exportação dos grãos, cujo produto principal de exportação é a soja. Em outras vertentes, possui a criação de gado, responsável por cerca de 10% das exportações. O estado mostra-se promissor nessa criação.

Aspectos Históricos do Tocantins

Tocantins foi criado a partir do município de Goiás. Antigamente, o Goiás era dividido em norte e sul. A parte sul, composta por vários latifúndios da época do Coronelismo, desenvolvia-se rapidamente, não dando muita importância para o norte. Após a construção da nova capital federal, Brasília, em 1960, a parte sul goiana se desenvolveu exponencialmente, devido à proximidade da capital.

Em meados do século XVIII, mais precisamente em 1821, Joaquim Teotônio Segurado tentou proclamar um governo autônomo no Goiás Norte; porém, o movimento foi sufocado. O norte do Goiás ficou estagnado até que, em maio de 1956, várias pessoas, entre elas o Juíz de Direito Feliciano Braga, aderiram o Movimento Pró-Criação do Estado do Tocantins.

O grupo separatista já havia criado tudo, hino, bandeira, mas foram reprimidos. O líder deles, o Juiz Feliciano Machado Braga, foi transferido da cidade de Porto Nacional e o movimento perdeu forças.

Em 1982, parlamentares votaram para a criação do novo estado; porém, quando chegou às mãos do Presidente da República, na época José Sarney, a decisão foi vetada. Seis anos após, com a implantação da Constituição Brasileira de 1988, criou-se a Unidade Federativa de Tocantins.

Aspectos Culturais do Tocantins

A cultura de Tocantins está dividida em diversos setores. Desde Academias de Letras, centros culturais, suas construções e concursos. No estado do Tocantins, existe uma manifestação histórico-cultural chamada de Mumbuca. Ela é uma comunidade de descendentes de negros saídos da Bahia, uma espécie de quilombo.

Na Mumbuca, é uma tradição os artigos feitos através de artesanato. Eles utilizam o capim dourado para fazer diversos produtos, assim como a palha de buriti para tecer outros produtos. Eles possuem características bem alegres, sendo bastante acolhedores. Uma atividade comum é a agricultura. Eles plantam mandioca, batata, feijão, arroz, milho, banana, maxixe e abóbora.

Personalidades do Tocantins

  • Maria da Conceição Rodrigues Bezerra é poetisa e pedagoga. Nasceu em Formoso do Araguaia.
  • Elias Monteiro Júnior, conhecido como Elias Júnior, é locutor, jornalista, apresentador e político. Nasceu em Peixe.
  • Sandro Hiroshi é futebolista, atacante do Red Bull Brasil. Nasceu em Araguaína.
  • Jardel Pereira de Souza, mais conhecido apenas como Jardel, é um futebolista que atua no meio-campo.